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Gestão Comercial

{tab=Gestão Comercial}

Gestão Comercial

Ambiente Amigável

Desfrute de mecanismos de acesso rápido, organizados em grupos lógicos, que lhe permitem aceder às mais variadas opções!

Com o intuito de agilizar todas as tarefas, a Gestão Comercial Retail inclui uma barra lateral de acesso rápido que reúne as principais tarefas em grupos lógicos, permitindo um acesso fácil e instantâneo às tarefas mais importantes no contexto de cada grupo de actividades.

 

O utilizador poderá criar no seu ambiente de trabalho, vários painéis com a informação específica do seu negócio, nomeadamente gráficos, listas de pendentes de clientes, rotatividade de produtos e facturação com margens de lucro. Tudo isto no ecrã principal, sem necessidade de aceder a relatórios.

 

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Compras e Vendas

Todos os registos são simplificados para optimizar tempo!

Com o recurso a referências do fornecedor, o registo das compras fica simplificado. Após o registo da compra, receberá de imediato um alerta para alteração de preços de venda, sempre que os preços de custo forem alterados, com sugestão desses mesmos PVPs baseado em margens definidas (por produto ou família).

 

Poderá organizar os seus clientes em grupos de forma a estipular preços e descontos diferentes, por tipo de produto ou família. Os clientes poderão dispor de várias moradas, sendo estas consultadas aquando da facturação, para indicação de envio do documento ou da mercadoria.

 

Sempre que necessário, e de forma a automatizar todo o processo de facturação, poderá duplicar documentos de clientes ou, ainda, copiar linhas de documentos de compras para documentos de vendas. Também o processo de conversão de documentos é simplificado permitindo uma rápida consulta dos produtos pendentes de conversão, sejam estes provenientes de guias de remessa ou de encomendas.

 

Aquando do registo da compra, o utilizador poderá comparar facilmente o que está a dar entrada com a encomenda efectuada ao fornecedor com indicação dos documentos de origem no mesmo ecrã (tipo picking, manual ou com recurso a terminais de contagem).

 

Em todos os documentos de venda é possível analisar o seu potencial lucro, mesmo antes de gravar o documento. Os produtos ou serviços podem ter indexados vários tipos de impostos ou taxas, nomeadamente as Ecotaxas e Direitos de Autor.

 

Optimizado para clientes com retenção na fonte assim como, para clientes com inversão do sujeito passivo no que obriga o código do Iva, quando pago pelo adquirente.

 

Os documentos de compra e venda, são totalmente personal­izáveis pelo utilizador e podem ser exportados por e-mail para os clientes em formato PDF, RTF ou Excel. A aplicação disponi­biliza, ainda, um módulo de EDI com o grupo Sonae e o grupo Jerónimo Martins em que o utilizador do Retail, enquanto fornecedor destes 2 grupos, irá efectuar as suas vendas mediante um protocolo de comunicações próprio.

Gestão de Stock

Uma correcta gestão para valorização do seu stock!

Os mecanismos de gestão de stock estão assentes em ferramentas extremamente robustas de forma a prever todas as variações dos produtos ao longo de milhares de registos de movimentos de stock. Com recurso a mapas específicos e personalizáveis pelo utilizador, tem ao seu dispor informação de stock valorizado em qualquer data e de qualquer data anterior; valorização esta que se pode basear em preços de custo médio ou preços de custo último, analisando em simultâneo quebras e desvios entre datas e entre contagens de stock.

 

O método de contagem de stock é simplificado com o recurso a colectores de dados. No entanto, e na ausência desses terminais, o utilizador, poderá, por exemplo, enviar todos os produtos para um ecrã (todos ou por família/fornecedor) e, de forma simplificada, registar apenas as quantidades de cada produto.

 

Os preços de custo dos artigos poderão ser afectados com o registo de portes registados no mesmo documento de compra ou provenientes de outros documentos (transportes).

 

Os produtos podem ser do tipo Composto para permitir a gestão de matérias-primas, transformação/fabrico. Em determinados casos é possível alterar os componentes (matérias-primas) no acto da venda.

 

Para o auxiliar nas encomendas, o Gespos disponibiliza uma ferramenta de análise que permite ao gestor verificar o que tem que encomendar baseado em vendas, encomendas de clientes e reposição de stock mínimo.

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Análise Financeira

Contas Correntes

Analise correctamente a liquidez da sua empresa!

A análise de contas correntes está disponível de forma eficaz a simplificada permitindo na ficha de cada cliente/fornecedor visualizar, de imediato, o seu saldo ou os documentos pendentes ou, ainda, o seu extracto detalhado da conta corrente.

 

Para maior controlo, o gestor poderá definir plafonds de crédito, em valor ou em dias, para os seus clientes. O utilizador tem ao seu dispor ferramentas que o auxiliam no registo de movimentos com indicação dos valores a debitar/creditar na conta bancária, assim como os depósitos e pagamentos aos fornecedores, bem como uma análise dos cheques de clientes que ainda não foram depositados.

 

Quanto aos vendedores, o módulo de comissões está extremamente parametrizável, podendo afectar comissões sobre produtos, famílias, tipo de cliente e estipular objectivos de vendas com respectiva variação de escalões de comissões. Estas comissões podem incidir sobre o total facturado ou apenas sobre o lucro e podem ser processadas apenas após boa cobrança.

 

O gestor tem ao seu dispor documentos do tipo "Avisos/Cartas de vencimento" que poderá enviar para os seus clientes devedores, por e-mail, em formato Excel ou PDF, por exemplo. Também os extractos de conta corrente podem ser exportados e enviados em vários formatos.

 

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Avenças/Quotas

Ferramenta para automatização de prestações periódicas!

O mecanismo de avenças permite simplificar o método de facturação de empresas cujos serviços/produtos tenham que ser facturados periodicamente e, em alguns casos, de forma muito intensiva.

 

Para tal, o gestor poderá parametrizar o sistema, indicando que, para cada cliente, existe um documento (facturas, guias de remessa, quota) com determinados produtos/serviços que vão ser registados de formas automática com determinada periodicidade (diária, mensal, anual,).

 

No início de cada período o Retail alerta o utilizador para proceder ao processamento sendo que todos os documentos serão lançados automaticamente (assim como a sua impressão pode ser efectuada em série).

 

Este método é indicado para empresas prestadoras de serviços com avenças mensais/anuais e para instituições/associações que necessitam de controlar as quotas dos seus associados.

 

Juntamente com a prestação periódica, e no mesmo documento, é possível facturarem-se outros produtos e serviços que o cliente usufruiu durante esse período (extra avença). Indicado também para empresas de distribuição de produtos com determinada periodicidade

Informação sempre Disponível

Dezenas de mapas com indicadores de gestão, são disponibilizados de forma simplificada, eficaz e poderosa!

Todos os mapas são alteráveis, e podem existir listagens e relatórios personalizados consoante o interesse e função de cada utilizador.

 

Quer a apresentação dos campos de cada listagem, quer a sua disposição podem ser gravadas para futuras consultas e exportadas para Excel, TXT, RTF, HTML e PDF. O utilizador poderá filtrar e gravar a informação pretendida em cada mapa, e efectuar marcações visuais com recurso a painéis coloridos para alertas.

 

O gestor tem, igualmente, ao seu dispor uma ferramenta que lhe permite importar informação/campos de outros mapas/tabelas para um mapa específico, quando a informação disponibilizada por default não contém esse dado. Desta forma, nunca está limitado à informação base.

 

Existem vários mapas com indicadores de gestão: melhores clientes (respectivo lucro de cada um), Curva ABC de produtos e clientes, produtos mais vendidos e com maior margem de rentabilidade, TOFs diários/mensais ou anuais de produtos, Mapas comparativos entre meses e anos, melhores fornecedores para cada produto, vendas por zona e dezenas de mapas com rentabilidade, margem de lucro, melhores vendedores. Para efeitos contabilísticos são disponibilizados vários mapas de impostos.

 

Todas estas informações são inibidas por níveis de acesso consoante tipo de utilizador.

 

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{tab=Informação Centralizada}  Informação Centralizada

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Gestão de Várias Lojas e Terminais

A qualquer hora e em qualquer lugar, aceda à informação desejada!

Para empresas com várias lojas (mesmo grupo), o Retail disponibiliza dois tipos de comunicações. Poderá usufruir de uma ligação On-line entre as lojas e a sede utilizando o Terminal Service da Microsoft (tendo como auxilio, em caso de falha de internet, o módulo de Power On sobre Terminal service) ou manter-se em Off-line, efectuando comunicações periódicas (que podem ser várias por dia) permitindo enviar/receber informação entre lojas e sede, utilizando o Gesfiliais (módulo do Retail). Mesmo em Off-line, utilizando o Gesfiliais, o gestor poderá receber toda a informação das lojas (vendas, compras a stock) assim como enviar para estas novos produtos, stock s alterações de preços. Em cada loja é possível, por opção, consultar o stock de outras lojas.

Interligação Video-vigilância

 

Com o recurso a sistemas de video-vigilância, é possível ao gestor analisar e comparar registos e operações efectuadas no Pos com imagens vídeo. Desta forma, poderá a qualquer altura (On-line, local ou remotamente e à posteriori) consultar determinada operação em concreto (por exemplo quem efectuou anulações) e comparar com a imagem gravada nessa altura (confrontando imagem com as operações no mesmo ecrã).

 

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{tab=Outras Funcionalidades}Outras Funcionalidades
  • Artigos descontinuados;
  • Peso Escorrido / congelados;
  • Produtos usados, com alteração do Iva (bens em 2a mão);
  • Introdução de links na ficha de cliente/fornecedor com indicação de documentos digitalizados;
  • Produtos alternativos e Substitutos;
  • Fotografia de clientes e de produtos nas respectivas fichas;
  • Zonas de captura de produtos (zona, tipo de produto, país, etc);
  • Registo de chamadas (controlo de reclamações, pedidos de orçamentos);
  • Produtos com 3 propriedades (dimensões) e que poderão ser filtrados com 9 chaves de pesquisa;
  • Campos extras de clientes, produtos e documentos para informação complementar, e que podem ser parametrizados pelo utilizador, podendo ser do tipo texto, data ou numérico;
  • Introdução dos "Estados de documentos" (recepcionados, em manutenção, concluído, etc);
  • Introdução de duas unidades para compra/venda do mesmo produto;
  • Alertas de aniversários;
  • Mapa Intrastat;
  • Importação via excell de ficheiro de produtos;
  • 3 Unidades de medida: Cumprimentos, largura e altura;
  • Retenção na fonte;
  • Etiquetas em idioma alternativo;

Overview

Benefícios

Simplicidade

Adaptação

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