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Gestão Comercial

Gerida de forma global, pode, no mesmo sistema, controlar todo o seu processo de encomendas, vendas, compras, tesouraria e bancos, tendo ainda em vista o controlo do seu stock em armazém e a contabilização directa de todas as operações comerciais sujeitas a movimentação contabilística sem necessidade de executar qualquer outra função!

De fácil configuração e utilização intuitiva, permite efectuar tratamentos em simultâneo em diferentes postos, garantindo que cada utilizador apenas acede à informação e aos tratamentos que apenas a ele dizem respeito.

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Tratamento completo do ciclo de compras e vendas com reflexão automática nos stocks, utilizando variados tipos de documentos configuráveis (orçamento, encomendas, guias de entrada, facturas, compras a dinheiro, notas de crédito e débito), efectuando o cálculo automático de comissões e de margens de artigos. A sequência de introdução de documentos é livre e a conversão de documentos simplificada, mantendo um histórico dos documentos e permitindo, caso necessário, anular o documento seguinte refazendo o anterior.

No que concerne a vendas, a Gestão Comercial contempla a utilização de 3 preços base e um número ilimitado de linhas de preços com data de validade para utilização nos documentos de vendas; permite gerir garantias de artigos e elaborar folhas de obra (ex: reparação de equipamento); gerir encomendas com automatização do processo de aprovação e satisfação das mesmas. Permite, igualmente, a gestão e processamento de avenças permitindo associar um mesmo tipo de contrato a vários clientes, com actualização de stocks, integração na contabilidade, controlo de crédito e cálculo de comissões.

 

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Relativamente às compras, a aplicação permite registar e controlar todos os documentos associados a fornecedores (orçamentos, encomendas, guias de entrada, facturas, devoluções e créditos). Permite também o registo de encargos nos documentos e distribuir os mesmos segundo vários critérios ou imputar os custos de determinado documento a outro para um cálculo mais rigoroso do preço de custo dos artigos. Inclui opções para a criação automática de orçamentos ou encomendas a fornecedores, tendo em consideração as necessidades da empresa em termos de encomendas de clientes, reposição do stock mínimo/máximo ou ponto de encomenda, de modo a evitar rupturas de stock.

 

Para o registo das operações não comerciais, estão disponíveis funções próprias que permitem o controlo de inventário (inventário inicial, transferências entre armazém, quebras/sobras, inventariação com preparação e geração automática de ajustamentos de inventário), indispensáveis para a manutenção do sistema de inventário permanente. Para o seguimento e localização dos produtos desde a sua produção/entrada até à sua utilização/saída, a aplicação disponibiliza opções específicas para a correcta implementação da rastreabilidade de produtos nas organizações.

 


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